Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Diálogo Aberto
Diálogo Aberto
Arte e Cultura
Anteriores 15/01/10: Pesquisa
Leitura para pessoas de todas as idades
A leitura no mundo moderno é a habilidade intelectual mais importante a ser desenvolvida e cultivada por qualquer pessoa, de qualquer idade
Por: Mônica de Ávila Todaro
Doutora em Educação, Mestre em Gerontologia pela UNICAMP e Docente da UNINOVE
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunasamplamente divulgada a importância de aproximar a criança dos livros, mas e a pessoa idosa tem sido lembrada? A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, publicada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), apresentou dados preocupantes:

- A maior parcela de não-leitores está entre a população adulta: 30 a 39 anos (15%), 40 a 49 (15%), 50 a 59 (13%) e 60 a 69 (11%);
- 54% dos entrevistados alegou falta de tempo para ler;
- a maioria dos não-leitores (aqueles que não leram um livro nos três meses anteriores à pesquisa) não vivenciou a experiência de ver alguém lendo na própria família.

Sabe-se que a leitura no mundo moderno é a habilidade intelectual mais importante a ser desenvolvida e cultivada por qualquer pessoa, de qualquer idade.

Já que a aprendizagem ocorre ao longo da vida, as pessoas com mais de sessenta anos podem recorrer aos livros e à leitura como fonte de informações, como instrumento de aprendizagem e como forma de lazer. Por isso, a criação de políticas públicas de leitura para pessoas idosas é importantíssima!

Para mudar o quadro apontado pela pesquisa, se faz necessário cumprir o que diz o Estatuto do Idoso, em seu artigo 25, do capítulo V: “O poder público incentivará a publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso, que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual.”

Como apontam as histórias de leitura, avós que gostam de ler de verdade e que acreditam na leitura têm mais chances de fazer com que toda a família também goste de ler.

Como nos ensina Lajolo (2005), quaisquer que sejam os livros, eles sempre serão diferentes uns dos outros: tratam de diferentes assuntos, têm tamanhos diferentes, são escritos em diferentes estilos, alguns são ilustrados em cores, outros em branco e preto, outros nem são ilustrados. Uns foram escritos há muito tempo, outros são recentes. Muitos são brasileiros, e muitos vêm de diferentes partes do mundo. Em resumo, há livros ótimos para rir, para chorar e para aprender.

Leia, pois ler faz bem à saúde e incrementa sua qualidade de vida!

Ilustração: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
Ministério da Cultura > Notícias do MinC
Retratos da Leitura do Brasil

Resultado de pesquisa constata que brasileiro lê cerca de 4,7 livros ao ano
http://www.cultura.gov.br/site/2008/05/28/
pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil/
Revista Criação.net
"DO MUNDO DA LEITURA PARA A LEITURA DO MUNDO" (Marisa Lajolo)

http://www.revistacriacao.net/
do_mundo_da_leitura_para_a_leitura_do_mundo.htm
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Diálogo Aberto > Arte e Cultura
Artigos sobre Arte e Cultura
Direitos da Terceira Idade
Estatuto do Idoso

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia