Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção DanlexCred...
Cidadania > Economia > Dicas de Economia
Consultoria Financeira e Crédito Consignado

Coluna 06

Investimento na terceira idade: onde aplicar o dinheiro nessa fase da vida?
Mais da metade dos idosos não investe o dinheiro que sobra. O mais importante não é definir qual é o melhor ou o pior tipo de investimento, mas, sim, aquele que mais se encaixa nos seus objetivos e condições financeiras
Por Dirceu Caramaschi
Consultor financeiro, economista pela Faculdade PUC-SP e especialista em crédito consignado,
é colunista convidado do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
Investimento na terceira idade

É altamente recomendável manter investimentos de maior liquidez, pois é importante ter fácil acesso ao seu dinheiro caso precise dele em alguma eventualidade, como questões de família ou problemas de saúde

ais da metade dos idosos não investe o dinheiro que sobra. A conclusão é de uma pesquisa que detalha como esta faixa etária utiliza o seu dinheiro. Os números mostram que 34% da renda é utilizada em gastos como moradia, água, luz, telefone e gás, 24% são investidos em saúde, o que inclui remédios e plano de saúde, e 22% são utilizados com alimentação. Ainda de acordo com a pesquisa, os idosos também usam a renda para despesas com cartões e prestações (8%), vestuário (6%), lazer (4%) e transporte (2%).

Investir para o seu futuro

Como saber se você está apto para planejar um investimento sem risco?

Bem, dificilmente podemos afirmar que não há margem negativa em alguma ação desse tipo, pois isso faz parte do processo e deve ser considerado na hora de pautar objetivos e condições necessárias para realizá-los. Por isso, tenha em mente que é muito importante fazer um plano de ação se quiser dedicar parte da renda em algum projeto que pode gerar lucro e/ou realizar sonhos como, por exemplo, viagens internacionais, cursos diversos, comprar uma casa na praia, etc.

Antes de tudo, é necessário alinhar questões básicas, listando quais são seus rendimentos, o que inclui aposentadoria, possíveis aluguéis que receba, percentual de juros da poupança e suas despesas ao todo.

Investimento mais adequado ao seu perfil

O primordial não é definir qual é o melhor ou o pior tipo de investimento, mas sim aquele que mais se encaixa aos seus objetivos e condições financeiras. Veja, abaixo, importantes pontos que ajudarão a traçar o tipo de aplicação mais adequada para você:


Descobrindo o seu perfil

É preciso estipular valores de investimento com base nas metas já definidas no orçamento, que por sua vez deve estar atualizado e com projeções de pelo menos seis meses. De nada adianta investir, por exemplo, o 13º salário, se depois terá de resgatá-lo em curto prazo. Muitas vezes é melhor investir uma quantia menor do valor, mas deixá-la aplicada por mais tempo, do que uma grande parte e precisar dela depois. Identifique quanto você poderá separar todo mês e veja se você está potencialmente preparado, parcialmente ou não (confira seu perfil no link abaixo, em "mais sobre o assunto na internet").
Prazo

Na hora de definir metas para seus investimentos, é preciso considerar prazos para que o dinheiro renda. A melhor aplicação dependerá do tempo que você poderá investir. Avalie bem suas condições antes de escolher algum tipo de investimento.
Risco / Lucro

Essa dupla está interligada, o que significa que, quanto maior o risco envolvendo o investimento, maior poderá ser sua margem de lucro. Dessa forma, é importante ponderar sobre as opções envolvendo a terceira idade. Aplicações mais conservadoras e seguras, como, por exemplo, poupança e fundos de renda fixa, são os mais indicados. Fique atento e veja como fica o rendimento do primeiro tipo de aplicação.
Cenário econômico: fique atento

Com mudanças constantes no cenário econômico, anúncios de redução da taxa de juros e alterações nas regras envolvendo poupança e planos de saúde para aposentados, é preciso ter atenção para não se comprometer depois com dívidas e prejuízos. Uma dica é não contratar, nessa etapa da vida, planos de capitalização ou previdência em longo prazo. Não confie muito em certas opções de investimento dessa forma.
Entenda o que é liquidez

Você sempre deve considerar a liquidez ao fazer seu planejamento financeiro. Sabe o que isso significa?

É a facilidade que um determinado investimento tem de ser transformado rapidamente em dinheiro. Exemplo disso é a seguinte situação: você compra um imóvel em uma cidade litorânea e acredita que está com certa segurança, e por isso mesmo, tranquilidade. Um pensamento recorrente é o de que se precisar de dinheiro, bastará vendê-lo. Saiba que não é tão simples assim. É preciso tempo para vender um imóvel, principalmente na praia. A regra básica é: quanto mais fácil de vender e ter o dinheiro em mãos, maior a liquidez do seu imóvel / produto / investimento.

Sendo assim, na terceira idade é altamente recomendável manter investimentos de maior liquidez, pois é importante ter fácil acesso ao seu dinheiro caso precise dele em alguma eventualidade, questões de família, problemas de saúde, etc.

O melhor investimento é você!

Deixo aqui o meu recado: a primeira preocupação nesta etapa da vida precisa ser com a qualidade de vida, depois a intenção de acumular, manter o patrimônio e realizar objetivos. Aproveite parte do seu tempo para conhecer novos lugares, visitar pessoas queridas, ler bons livros, assistir a bons filmes, passar mais tempo com a família, entre outros. Esse tipo de aplicação, sem dúvida, só trará bons resultados. E o que é melhor, em curto prazo!
 
Um abraço e até a próxima coluna!


Fotos/ilustrações: divulgação
Apoio Cultural
DanlexCred DanlexCred - Crédito consignado para aposentados e pensionistas
Especialista em consultoria financeira, é parceira da Bevicred
Site: http://danlexcred.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/danlexcred
E-mail: contato@danlexcred.com.br
Telefone: 0800 5804 636
Mais sobre o assunto na internet
ParMais > Investimentos > Artigos
Qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?
Com o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro e o surgimento de diversas modalidades de investimento, é necessário que o investidor saiba em que tipo de produto pode colocar seu dinheiro, tirando proveito máximo do que o seu perfil permite
De bem com a vida > Investimentos > Simuladores
Teste de perfil de investimento
Escolher o tipo de investimento adequado às nossas necessidades é uma tarefa que demanda muita reflexão. Faça o teste!
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Cidadania > Economia > Dicas de Economia > Anteriores
Evite surpresas desagradáveis na hora de se aposentar
Comprar um imóvel para receber aluguel na aposentadoria? Usar o dinheiro da poupança? Confira 10 passos para organizar melhor sua vida, aumentando suas chances de tranquilidade na hora de aposentar

Apoio Cultural

DanlexCred
DanlexCred
Cartão de crédito para aposentados e pensionistas do INSS
Ligue 
0800 5804 636 

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design