Portal Terceira Idade
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!

 
Facebook Twitter Youtube
See it in english Voyez-le en français Véalo en español ראה אותו עברית 日本語でそれを参照してください Siehe es auf deutsch
 
 
Dr. Crédito PB
Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Economia > Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Quer empreender na aposentadoria? Uma empresa familiar é um ótimo começo!
A aposentadoria pode ser uma oportunidade para colocar antigos planos e sonhos em prática. Empreender nesta fase da vida é uma forma de aproveitar o tempo, obter uma renda extra e, por que não, aproveitar para ajudar filhos, netos e irmãos. Mas, como sua família pode virar uma empresa?
Fale com o colunista Redação do Portal Terceira Idade
Fonte: PB Consignado
Empresa familiar é aquela em que a família e o negócio estão conectados

Empresa familiar é aquela em que a família e o negócio estão conectados

As razões para empreender na aposentadoria são várias, desde a necessidade de obter uma renda extra para complementar o benefício até a vontade de permanecer produtivo, fazendo algo totalmente novo ou usando a experiência acumulada ao longo dos anos de trabalho.

Seja qual for o motivo, os desafios e responsabilidades trazidos pelo próprio negócio podem dar novas perspectivas ao período da aposentadoria, gerando satisfação pessoal, renda extra, socialização e realização pessoal. Se você já teve um negócio, sabe bem disso: nenhum dia é igual ao outro para quem empreende!

Mas, você já parou para pensar que tudo isso pode ir bem além do aposentado? Um negócio próprio pode trazer um novo ponto de vista para toda a família, oferecendo uma oportunidade de emprego para quem está precisando e envolvendo os jovens dispostos a ajudar.

Neste post, damos algumas ideias para transformar sua família em uma empresa em que todo mundo possa sair ganhando. Gostou? Então siga em frente!

O que é uma empresa familiar?

O que é uma empresa familiar?Empresa familiar é aquela em que a família e o negócio estão conectados. Normalmente, a estrutura administrativa é pequena e feita por membros da família: um membro pode fazer a administração, outro a produção, outro a parte de logística e, outro, a de inovação e tecnologia, por exemplo.

Entre as vantagens, este tipo de estrutura permite reações rápidas em situações de emergência, além de permitir que financiamentos e outros investimentos venham da própria poupança da família, evitando juros.

Por outro lado, pode haver certa dificuldade para separar as coisas dentro da empresa, e interesses pessoais podem falar mais alto. Os laços afetivos extremamente fortes costumam pesar bastante também, influenciando comportamentos, relacionamentos e tomadas de decisão.

Maiores vantagens de uma empresa familiar:

Interesses comuns.
Confiança entre os membros.
Gestão descentralizada e compartilhada.
Menor burocracia para resolver problemas.
Lealdade e dedicação.
• Especial atenção ao bem-estar de todos.

Por onde começar?

Por onde começar?Você já decidiu que deseja ter uma empresa. Ótimo! De acordo com o Perfil do Potencial Empreendedor Aposentado, do Sebrae, você faz parte de um grupo de 10% dos aposentados. Destes, 80% já sabem o que desejam fazer.

Se este não é o seu caso, uma boa ideia a considerar é o setor de alimentação. Ele foi o mais citado entre os entrevistados, e é fácil entender o porquê. Trata-se seguramente de um dos setores mais fortes da economia, e também mais resilientes1 a crises. Além disso, é possível empreender de várias formas dentro da alimentação, desde um negócio muito simples e caseiro até algo mais elaborado.

Porém, para se destacar neste campo, assim como em qualquer outro, é preciso inovar. Hoje os consumidores buscam praticidade, sustentabilidade, qualidade, comodidade e preços baixos. Que desafio! Levando tudo isso em consideração, selecionamos algumas tendências que podem ajudar você a ter algumas ideias:

Comida crua

Que tal investir na venda de alimentos frescos e naturais? Muitas pessoas passaram a cozinhar em casa, principalmente durante o distanciamento social, e a prestar bastante atenção na qualidade dos ingredientes que utilizam.

Alimentação em casa

Outro setor que se mostrou bastante importante durante o período da pandemia foi o de entrega de produtos, seja no delivery2 ou em planos organizados de forma semanal ou mensal.

Alimentação focada

Nos últimos anos, muitos consumidores têm optado por uma alimentação mais restritiva, com base em preferências pessoais ou questões de saúde. Há muito espaço para quem deseja investir em setores com alimentos sem glúten, comida vegetariana ou vegana3.

Fitness4 (low carb)5

Uma alimentação equilibrada anda lado a lado com as atividades físicas. Não à toa, muitos praticantes de esportes e exercícios estão buscando cardápios que potencializem os resultados de seus esforços.

Ingredientes orgânicos

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil registra 20 mil mortes por ano devido ao consumo de agrotóxicos, sendo desde 2008 o país com maior consumo destes produtos. Cientes disso, muitos consumidores têm optado por consumir alimentos e refeições orgânicas.

Curso 'Empreenda Rápido' do Sebrae - De 22 a 31/03/2021Estas são apenas algumas ideias, porém sua empresa familiar pode seguir em direções muito diferentes, como a de serviços, comércio de roupas, venda de cosméticos, entre outros. O mais importante é que, seja qual for o setor escolhido, você dedique especial atenção às finanças e ao planejamento. Faça cursos, procure o Sebrae da sua região e mantenha-se constantemente atualizado. Desta forma, as chances de sua empresa familiar dar certo são muito maiores. Boa sorte!






Já está com tudo pronto para começar, mas ainda faltam recursos? Conte com o PB Consignado. O empréstimo do Paraná Banco para aposentados e pensionistas do INSS conta com as menores taxas de juros e maiores prazos para pagamento do mercado. Clique aqui e faça uma simulação agora mesmo!



Fotos/créditos: GettyImages (Family photo) / Freepik - www.freepik.com (Food photo created by drobotdean; Business photo created by gpointstudio; Food photo created by freepik)
Apoio de conteúdo: PB Consignado

1 Resiliência: Tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem

2 Delivery: Sistema de entrega em domicílio; ação de entregar, de levar compras até ao endereço indicado por quem as comprou

3 Vegano: Pessoa que não se alimenta nem usa produtos de origem animal (carne, ovos, queijo, couro etc.)

4 Fitness: Palavra de origem inglesa; Conjunto dos exercícios que melhoraram a forma física

5 Low carb: Regime alimentar em que se reduz o consumo de carboidrato (açúcar), o nutriente que fornece energia ao organismo e que está presente em alimentos como pães, massas, cereais, tubérculos, frutas, doces, etc.
Empresa Amiga da 3ª Idade
PB Consignado - Simule sem compromisso
Mais sobre o assunto na internet
SEBRAE > Empreendedorismo na Aposentadoria
Perfil do Potencial Empreendedor Aposentado
A pesquisa teve como objetivo conhecer aspectos do potencial empreendedor aposentado e identificar diferentes perfis dentro desse segmento
INCA - Instituto Nacional de Câncer > Exposição no trabalho e no ambiente
Agrotóxico: Causas e Prevenção
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos
SEBRAE > Portal
Tudo sobre empreendedorismo, MEI, pequenos e médios negócios
Confira nossos cursos, eventos, serviços digitais, conteúdos, notícias, entre outros
SEBRAE > Empreendedorismo > Cursos
Curso 'Descomplique - Primeiros Passos' - de 22 a 31/03/2021
O curso, desenvolvido em parceria com o Portal Terceira Idade, é gratuito, 100% ONLINE, voltado para pessoas que já possuem ou estão iniciando um novo negócio, com certificado eletrônico
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Economia > Dr. Crédito PB - Dicas para sua saúde financeira
Se aposentou e quer continuar trabalhando? Saiba como formalizar o seu negócio
Você se aposentou e decidiu abrir um negócio? Excelente! Afinal, aposentadoria não é sinônimo de ócio ou falta de atividades. Para ajudar você em sua jornada no mundo do empreendedorismo, preparamos um conteúdo especial sobre formalização. Assim, você já inicia com o pé direito, CNPJ, nota fiscal e muito mais. Confira!


Apoio Cultural
Nutren Senior - Nutrição reforçada para pessoas 50+
PB Consignado
Empréstimo Consignado sem sair de casa
Blog
PB Blog
PB Blog
Artigos sobre educação financeira, aposentadoria, benefício do INSS, entre outros
Destaques
 
O Portal Terceira Idade é representante oficial do INPEA no Brasil
ABG - Associação Brasileira de Gerontologia
Imovision: aqui, cinema não é indústria, é arte!
 
Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Entidade cultural de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 20 de Julho de 1984

2006-2020 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design


Cidadão Brasil, Portal Terceira Idade, Empresa Amiga da Terceira Idade, #IdosoEuRespeito
e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Associação Cultural Cidadão Brasil ®
Torne-se uma
Selo "Empresa Amiga da Terceira Idade - Responsabilidade Social"
O Portal Terceira Idade está ficando de cara nova!
Facebook Twitter Youtube