Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Espaço da Audição...
Saúde > Audição
A importância de ouvir bem

Depoimento - Entrevista

“Que som era aquele?” Era o som do vento...
Depois que passou a usar um aparelho auditivo, Álvaro, 48, se deu conta dos sons que ele deixava de ouvir ao seu redor. Em entrevista, ele conta como era sua vida antes e depois do tratamento
Ariane Bonucci
Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia Clínica e Educacional, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo e Sócia Diretora do Espaço da Audição (CRFa. 2-13.816)
Fale com a Ariane BonucciFale com o colunista
Fale com a Ariane Bonucci

“Não é só aparelho, é o lado humano também. De um lado a tecnologia, de outro, o conforto de me sentir bem”, enfatiza Álvaro durante a entrevista (dur: 10 min)

omo é a sensação de evitar encontros com seus amigos por não ouvir direito o que eles irão conversar? O isolamento, frustração, constrangimento e eventuais momentos de nervosismo podem levar a pessoa a perder amigos e até perder seu emprego.

Em entrevista exclusiva ao Portal Terceira Idade, Álvaro Roberto Kiratchenko (foto), 48, técnico de informática, relata à jornalista Tony Bernstein como era sua vida antes e depois de passar a usar um aparelho auditivo e sua experiência de adaptação – ao aparelho e à sua nova vida – com a orientação de fonoaudiólogos do Espaço da Audição.

“Como se estivesse isolado numa concha...”

Álvaro Kiratchenko, durante entrevista ao Portal Terceira IdadeÁlvaro conta que passou a ter problemas auditivos após um acidente. Desde então, passou a se sentir “como se estivesse isolado numa concha”.

Quando colocou o aparelho pela primeira vez, ele perguntou à fonoaudióloga "Que som era aquele lá fora?" Era o som do vento, que havia muito tempo que ele não ouvia mais.

“Não é só aparelho, é o lado humano também. É como sentir-se em família. De um lado a tecnologia, de outro, o conforto de me sentir bem”, confessa Álvaro. “O aparelho auditivo não é um prato, uma tigela que você vai usar, lavar e secar. É uma coisa com a qual você vai conviver no dia a dia, que vai fazer parte de você”, completa.

Para Ariane Bonucci, fonoaudióloga e diretora do Espaço da Audição, é gratificante ver essa mudança de vida. “É a nossa função, foi para isso que eu me formei”, enfatiza.

Assista à reportagem completa clicando no vídeo acima.



Vídeo e fotos: Portal Terceira Idade
Apoio Cultural
Espaço da Audição Espaço da Audição
 Seleção e adaptação de aparelhos auditivos, treinamento para desenvolvimento das habilidades auditivas, avaliação e terapia do processamento auditivo central
www.espacodaaudicao.com.br
Mais sobre o assunto na internet
Terra > Notícias > Surdez
Surdez e o isolamento social: qual é a relação?
A dificuldade para entender o que as pessoas falam, falta de compreensão e barreiras na comunicação afastam as pessoas do convívio diário e podem se tornar um problema ainda maior
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Saúde > Audição > Dicas
Você acha que a perda auditiva só acontece após os 60?
Cera no ouvido, sons muito altos e prevenção são alguns dos alertas que a fonoaudióloga Ariane Bonucci destaca para cuidar da sua saúde auditiva

Apoio Cultural

Espaço da Audição
Espaço da Audição
Aparelhos auditivos
Agende sua avaliação auditiva

Outras Colunas

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design