Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

voltar ao início da seção Odontologia...
Saúde e Equilíbrio > Odontologia
Paixão pelo seu sorriso

Coluna 21

 
Agende uma avaliação!
 
Refluxo pode causar problemas de saúde bucal
Além da azia, queimação e sensação de boca amarga o distúrbio fragiliza os dentes e, se não tratado, pode causar complicações, como esofagites intensas, erosões e feridas na mucosa oral
Por: Paulo Zahr
Formado em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista e especialista em Implantes,
é fundador e presidente da Odontocompany (CRO 44.508)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto colunas

Entre os principais sintomas do refluxo estão azia, queimação no tórax após a alimentação e sensação de boca amarga

stima-se que dois em cada dez brasileiros sofra de refluxo gastroesofágico. O distúrbio – mais conhecido como simplesmente “refluxo” – ocorre quando o ácido presente no estômago para auxiliar a digestão retorna para dentro do esôfago, causando uma série de sintomas desconfortáveis e até problemas na boca.

foto colunasDe acordo com o médico Christiano Claus (foto), do Instituto Jacques Perissat (IJP), de Curitiba, no Paraná, o refluxo patológico surge devido à fraqueza de uma válvula, conhecida como esfíncter esofágico, que se localiza na parte inferior do esôfago, e é responsável por evitar que o ácido presente no estômago retorne ao esôfago. “A principal causa para a fraqueza da válvula é a hérnia de hiato”, define o especialista.

foto colunasO que também pode causar a doença, segundo a gastroenterologista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, Dra. Maira Andrade Marzinotto (foto), é o uso de determinados medicamentos – anti-inflamatórios, por exemplo – e o aumento na pressão abdominal – ganho de peso e gestação. “O cigarro é outro facilitador, assim como os abusos alimentares e o consumo de bebida alcoólica”, complementa a médica.

Azia, queimação e boca amarga

Entre os principais sintomas do refluxo estão azia, queimação no tórax após a alimentação e sensação de boca amarga. Dependendo do grau do problema, ainda ocorrem crise de chiado no peito e dor torácica. “Existem pessoas que apresentam refluxo tão intenso, que o ácido alcança a garganta, causando tosse crônica, sensação de engasgo e até alteração da voz”, acrescenta Claus.

Se não tratada corretamente, a doença pode causar complicações, como esofagites intensas, úlceras esofágicas e até aumentar a predisposição para câncer de esôfago.

Efeitos na boca e nos dentes

foto colunasDe acordo com a implantodontista e franqueada da Odontocompany de Juazeiro do Norte, no Ceará, Aruza Torres Gregório (foto), alguns pacientes correm o risco de apresentar erosões (perda progressiva e irreversível do tecido duro por ação química), bem como feridas na mucosa oral provocadas pela regurgitação ou simplesmente pelo vapor ácido que atinge a cavidade oral quando o refluxo acontece. “Nestes casos, os dentes passam por um processo de descalcificação e ficam fragilizados”, afirma.

Para evitar que a saúde bucal seja comprometida, a especialista relata que quem tem refluxo deve procurar um cirurgião-dentista a cada três meses. “A pessoa precisa ser orientada a neutralizar o pH da cavidade oral, o que pode ser feito, por exemplo, com o uso de gomas de mascar sem açúcar após as refeições”, ensina.

E a profissional diz ainda que é fundamental escovar os dentes uma hora após a ingestão de alimentos e bebidas, especialmente os ácidos, sempre utilizando escovas de cerdas macias e cremes dentais com pH neutro, de baixa abrasividade e com a presença de agentes dessensibilizantes.

Dependendo do grau de desgaste dental, a reabilitação completa dos dentes afetados pode ser feita por meio de resinas compostas, restaurações cerâmicas, pinos e núcleos metálicos fundidos.

Para combater os efeitos do refluxo, é fundamental a integração entre dentistas e gastroenterologista. “Em quaisquer enfermidades sistêmicas, o papel do cirurgião-dentista é tratar dos resultados finais provocados, que são a cárie e a erosão dental, e orientar quanto à prevenção destes problemas. O plano de tratamento para os pacientes não estará completo até que o quadro de regurgitação, vômitos e xerostomia, entre outros, seja tratado, portanto o trabalho multidisciplinar é imprescindível”, finaliza Aruza.

Diagnóstico e tratamento do refluxo

O diagnóstico do refluxo gastroesofágico é feito com base no quadro clínico e em alguns exames – a endoscopia digestiva é o primeiro a ser realizado. Uma vez confirmado, é aconselhável iniciar o tratamento o mais rápido possível.

De acordo com a doutora Maira, ele envolve mudanças no estilo de vida, o que inclui perda de peso, realização de atividades físicas e alimentação saudável e balanceada. Ela ainda aconselha cortar do cardápio refrigerantes, bebidas alcoólicas, chocolates, alimentos gordurosos e pimenta.

Fotos/ilustrações: OdontoCompany / divulgação
Serviço
OdontoCompany
Rede de clínicas odontológicas com mais de 200 franquias em todo o Brasil

Em seus 24 anos no mercado, a OdontoCompany atende todas as áreas da odontologia com os melhores profissionais, excelente infraestrutura, higiene e segurança
Ligação grátis 0800 (de fixo ou celular): 0800-0017000
http://www.odontocompany.com
Mais sobre o assunto, na internet
Tua Saúde > Dieta e Nutrição > Refluxo
Dieta para refluxo gastroesofágico
A dieta para refluxo gastroesofágico deve ser rica em fibras, frutas, legumes e alimentos integrais, sendo também importante evitar o consumo de alimentos de difícil digestão ou que deixam o estômago irritado, como frituras, refrigerantes e pimenta
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Saúde e Equilíbrio > Odontologia > Anteriores > Especial de Natal
A OdontoCompany deseja um Feliz Natal a todos os internautas do Portal Terceira Idade!
Em entrevista exclusiva, o Dr. Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, fala sobre os mitos da implantodontia na 3ª idade, seu novo serviço 0800, gratuito para todo o Brasil, e deixa aos nossos leitores uma linda mensagem de Natal, com votos de prosperidade para o ano que se inicia

Apoio Cultural

OdontoCompany - Paixão pelo seu sorriso
OdontoCompany
Paixão pelo seu sorriso
Ligação grátis 0800
(de fixo ou celular):
0800-0017000

Outras Colunas

Próximas colunas
Esta seção apresenta uma nova coluna quinzenalmente. Acompanhe!

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
©Todos os direitos reservados
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design