Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Economia - Consumo na 3ª idade
Segmento 60+ está causando uma revolução comportamental e estrutural na economia
Hoje, já são 29,6 milhões de pessoas, 14,4% do total de pessoas no país. E as marcas e empresas ainda não pensam nos idosos no momento de criar suas estratégias de marketing
Por: Caroline Fernandes Mussato
Jornalista, formada pela Unimar e autora do livro ‘Vivendo’, é colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

Segundo Martin Henkel, esse público não é impulsivo em relação ao consumo, mas também não considera o preço como principal atributo no momento da compra

Dica para ouvir o som:
Depois de clicar no botão "Play" no centro do vídeo,
passe o mouse sobre a imagem para fazer aparecer um menu de opções.
Clique no botão do alto-falante (embaixo, a direita) para ouvir o som.
Arraste a "bolinha" para a esquerda, caso queira ver do início novamente.
número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil vem aumentando ano a ano. Os 25,5 milhões de idosos em 2012, 12,8% da população, passaram a ser 29,6 milhões em 2016, 14,4% do total de pessoas no país.

Enquanto o número de idosos cresce, a parcela de crianças de 0 a 9 anos de idade na população residente caiu de 14,1% para 12,9% no período – uma redução de 4,7%. Os dados são PNAD 2016, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segmento 60+

Martin Henkel“É uma população que cresce e envelhece com características bem diferentes das gerações anteriores. Os integrantes da população 60+ estão causando, novamente, uma revolução comportamental, estrutural e econômica. Não estávamos preparados para isso”. A afirmação é do consultor de marketing e negócios e fundador da SeniorLab Inteligência em Mercado 60+, Martin Henkel (foto).

Henkel destaca algumas das principais características dessa faixa etária:

- 29,6 milhões de pessoas têm mais de 60 anos no Brasil (14,4% da população);

- 86% deles têm entre 60 e 79 anos;

- Respondem por 20% do consumo das famílias;

- Renda de idosos no Brasil representa R$ 800 bilhões;

- 70% dos consumidores 60+ já fizeram compras online e 23,9% já compraram via smartphone;

- Gastam 15 bilhões ano em compras no e-commerce;

- 15,3% da população 60+ está no Facebook;

- 89% dos que têm smartphone usam WhatsApp;

- 83% dos idosos acessam a internet todos os dias;

- A maioria tem renda, por menor que seja, garantida.

Críticos e seletivos

Segundo Henkel, em relação ao consumo, eles não são impulsivos, mas também não consideram o preço como principal atributo no momento da compra. “É muito difícil de conquistar essa população pois eles têm tempo, experiência, são críticos, seletivos, sensíveis e tem dinheiro. Ainda são muito racionais”, explicou, acrescentando que a renda de idosos no Brasil representa R$ 800 bilhões.

O consultor afirmou ainda que as marcas e empresas não pensam nos idosos no momento de criar suas estratégias de marketing. “Há produtos nos supermercados voltados para eles que estão na última prateleira. Assim como são o maior público do Jornal Nacional e as propagandas não são direcionadas à terceira idade”, exemplificou.

“Gente feliz, com vitalidade, dinheiro e buscando experiências que os satisfaçam. Imagine o poder que eles têm para transformar a economia. Porém, a maior parte do mercado não estava com esse público no radar e empresários não se deram conta que a população 60+ fará a diferença entre marcas e produtos que existirão ou não nos próximos 15 anos”, finaliza.

Fotos e vídeo: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
Amanhã - Newsletter diária > Blogs
Martin Henkel - Blog Mercado 60+
Artigos sobre economia, mercado e consumo do segmento 60+
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Especial Direito do Consumidor - Atendimento
Mercado brasileiro carece de produtos específicos para a terceira idade
O IBGE trata a população com mais de 60 anos como um grupo com alto poder de consumo. No entanto, pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito aponta que 45% têm dificuldades para encontrar produtos adequados
Notícias > Anteriores > Consumo na 3a Idade (Áudio disponível)
Portal fala à Rádio CBN sobre o último Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade
Na entrevista, ao vivo no dia da divulgação do indicador, a coordenadora do Portal comentou sobre o impacto dos itens educação e lazer entre as pessoas com mais de 60 anos

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design