Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Sono na 3ª idade - Pesquisa
A importância do sono para o envelhecimento saudável
O Instituto do Sono da Escola Paulista de Medicina está recrutando pessoas com mais de 60 anos que tenham interesse em saber como está o seu sono ou como ele afeta a saúde nessa faixa etária. A participação é voluntária, confidencial e livre de qualquer custo
Por: Anisia Spezia
Aposentada, 65 anos, Coordenadora da Campanha “Seja um Cuidador Voluntário” do Portal
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
A participação é voluntária, confidencial e livre de qualquer custo

Dormir tem muito mais utilidade para nossa saúde do que imaginamos. E, durante a velhice, este período se torna ainda mais importante

período de sono preenche cerca de 1/3 de nossas vidas. Como ficamos inconscientes durante este período, temos a tendência a dar pouca importância a ele, reconhecendo somente que ele deva ter algum papel na nossa recuperação física e mental. Nós nos sentimos bem quando dormimos uma noite de sono. Porém, dormir tem muito mais utilidade para nossa saúde do que imaginamos e durante a velhice este período se torna ainda mais importante.

“O sono muda com a idade. Quando bebês, dormíamos cerca de 16 horas por dia, em intervalos diferentes ao longo do dia e da noite. Na infância, o sono se regulariza e passa a ser prioritariamente durante a noite. Os adultos jovens de hoje limitam muito o tempo de sono e preferem usá-lo para atividades sociais e para o trabalho. Entretanto, há um preço a se pagar por tal escolha e os prejuízos à saúde provocados por este hábito tendem a ser sentidos mais adiante”, explica o Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan, Geriatra do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e colunista do Portal Terceira Idade.

Sono na terceira idade

O Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan, coordenador da pesquisa sobre o sonoQuando chegamos à terceira idade, muitas das funções do organismo não mais as mesmas. Com o sono, isto não é diferente. Passamos a dormir menos e com pior qualidade. Vamos para a cama mais cedo e acordamos mais cedo ainda, na maioria das vezes sem necessidade. Acordamos varias vezes à noite, o que é chamado de fragmentação do sono. Além disso, temos maior facilidade de cochilar durante o dia quando envelhecemos, o que nem sempre é saudável. Cochilos diurnos frequentes podem indicar alguma doença do sono ou algum prejuízo à saúde geral dos idosos.

Segundo Piovezan, o sono normal é dividido em várias fases. Algumas delas são essenciais para a recuperação física e mental. A fase 3, por exemplo, é fundamental para a boa saúde física e diminuição do risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Esta fase diminui progressivamente com a idade. “O sono ruim também prejudica as funções cognitivas, inclusive a memória. Os idosos que dormem mal também se queixam mais de dores e de depressão”, completa.

Como a maior parte das doenças crônicas, as doenças do sono também são mais comuns com o envelhecimento. A apnéia obstrutiva do sono é mais vista entre os idosos e prejudica muito a saúde, elevando o risco de infarto, acidente vascular cerebral (derrame), problemas de memória, quedas e queixas dos cônjuges, já que se associa a presença de roncos que incomodam a pessoas que dormem próximas de seus portadores. Os sintomas de pernas inquietas e movimentos das pernas durante a noite também são mais comuns nos idosos e prejudicam a qualidade do sono de seus portadores e acompanhantes.

Participe de uma pesquisa sobre o sono

Para descobrir mais sobre o sono e a saúde no envelhecimento, o Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina promove uma pesquisa liderada pelo Dr Piovezan com idosos que tenham interesse em saber como está o seu sono ou como ele afeta a saúde nesta idade.

Estão sendo recrutadas pessoas com 60 anos ou mais para viabilizar a oferta de tratamentos melhores e mais seguros nesta faixa de idade. A participação nessas pesquisas é totalmente voluntária, confidencial e livre de qualquer custo. Além disso, os participantes passam por diversos exames complexos e detalhados, cujos resultados podem auxiliar nos cuidados a sua saúde.



Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
O Globo > Sociedade > Saúde > Sono e memória na terceira idade
Memória é mais prejudicada por sono ruim na terceira idade
Estudo com 15 mil mulheres conclui que dormir pouco ou demais acelera desgaste do cérebro. Sono inconstante também
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
TV Portal Terceira Idade > Entrevistas - Saúde e Bem-estar (vídeo)
Longevidade e qualidade de vida caminham juntas
Em entrevista ao Portal Terceira Idade, o Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan, Geriatra do Instituto do Sono da UNIFESP, explica porque a ideia de que, quando se tem longevidade, perde-se qualidade de vida ou, tendo-se qualidade, perde-se longevidade, ainda é muito comum

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design