Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Imunização - Entrevista
Vacinação é importante em todas as idades
Em entrevista exclusiva, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações alerta sobre a necessidade da vacinação após os 60 anos e dá dicas sobre o calendário de vacinação do idoso, disponível gratuitamente no site da instituição
Por: Caroline Fernandes Mussato
Jornalista, formada pela Unimar e autora do livro ‘Vivendo’, é colunista convidada do Portal Terceira Idade
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista

“As vacinas precisam continuar sendo feitas ao longo da vida, umas são reforços das que tomamos na infância, outras são próprias para a idade adulta”

Você pensa que vacina é só para crianças? A vacinação começa lá na infância, com vacinas contra gripe, pneumonia, sarampo, coqueluche e paralisia infantil. Mas as vacinas precisam continuar sendo feitas ao longo da vida. Umas são reforços das que tomamos na infância, outras são próprias para a idade adulta”, esclarece o Dr. Renato de Ávila Kfouri (foto), pediatra-neonatologista.

Em entrevista exclusiva dada ao Portal Terceira Idade, o médico e presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) alerta sobre a necessidade da vacinação nesta faixa etária, além de dar dicas sobre o calendário de vacinação do idoso, disponível no site da instituição (veja entrevista completa clicando no vídeo acima).

Vacina é a melhor estratégia de prevenção

O Dr. Renato de Ávila Kfouri, durante a entrevistaEstimativas apontam que a população global com idade superior a 60 anos deverá triplicar por volta de 2050, podendo chegar a 2 bilhões. Essa taxa vai crescer principalmente em países menos desenvolvidos do que naqueles países que já possuem alta taxa de população idosa. Essa realidade vai significar um enorme impacto social, médico e econômico. Para doenças imunopreveníveis, a melhor estratégia de prevenção e de custo-benefício economicamente viável é a implantação de vacinas eficazes e a adoção das já existentes pela população.

“É importante que todos tenham acesso à informação e que cada um faça a sua parte, o que inclui o médico, na hora da consulta, avaliar o estado vacinal de seus pacientes e prescrever as vacinas necessárias, e a população, cuidando para que sua vacinação esteja em dia”, alerta Kfouri.

Calendário de vacinação do idoso

Para os idosos e pessoas acima de 60 anos de idade, a SBIm recomenda vacinas contra as principais doenças que afetam esta faixa etária. Consulte o site da instituição para ver a lista completa e os locais disponíveis para vacinação (veja links abaixo).


Vídeo: Portal Terceira Idade
Mais sobre o assunto na internet
SBIm - Sociedade Brasileira de Imunizações
Calendários de Vacinação
Calendários de Vacinação - Mais de 60 anos - 2018/2019 (disponível em PDF)
Tua Saúde > Clínica Geral > Vacinas
Vacinas do idoso - quando tomar e quando não tomar
A vacinação do idoso é muito importante para fornecer a imunidade necessária ao combate e prevenção de infecções
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Anteriores > Saúde - Hepatite B
Especialistas alertam: idosos sexualmente ativos estão no grupo de maior risco para hepatite B
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), boa parte dos idosos é sexualmente ativa e resistente ao uso de preservativo, o que amplia o risco de contrair a infecção

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design