Portal Terceira Idade - home Prefeitura da Cidade de São Paulo Telecentros - Prefeitura de São Paulo
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias do Cidadão
Anteriores: 05/08/2009
Celular com botão de emergência (SOS) será lançado no Brasil até o final do ano
Uma vez pressionado o botão, o aparelho disca automaticamente para até quatro contatos emergenciais em modo viva-voz
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
foto notíciasara a maioria das famílias que tem uma pessoa idosa em casa, é comum a preocupação com o que o idoso deve fazer em caso de emergência quando os familiares estiverem ausentes.

A prática mais comum é deixar seus números de telefone anotados, para que o idoso ligue para a família ou amigos o mais rápido possível. E, melhor ainda, deixar com ele um aparelho celular, para o caso de ele estar distante de um telefone fixo, ou estar na rua na hora da emergência.

Mas, quando a idade vai chegando, fica cada vez mais difícil ler aqueles números bem pequenininhos no teclado do celular. Imagine, então, no desespero de uma emergência.

No entanto, isso logo vai deixar de ser um problema. Uma fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, a ZTE, pretende lançar até o final do ano no Brasil o modelo S302, com design e funções especialmente voltados para a facilidade de uso de pessoas idosas.

O aparelho é bem básico. Em vez de recursos sofisticados, o celular tem apenas rádio FM integrado, uma tela com apenas duas linhas de texto e números (apresentados em bom tamanho) e teclas grandes (bem grandes) e iluminadas.

Mas a novidade mais interessante (e principal) é que o aparelho conta com um botão de emergência (SOS) na sua parte de trás (veja foto, acima). É possível cadastrar até quatro contatos emergenciais e, ao pressionar o botão, o aparelho começa a discar para esses números e funcionar em modo viva-voz.

Outra novidade, também necessária em caso de emergência, é uma lanterna, que pode ser muito útil no caso de idoso estar no escuro de repente. Ela pode ser acionada facilmente por um botão lateral do aparelho.

De acordo com o fabricante, o S302 está sendo negociado com as principais operadoras de telefonia celular no Brasil e deve ser lançado no último trimestre deste ano. Seu preço ainda não foi definido.

Numa época em que os aparelhos celulares fazem de tudo: jogos multimídia, GPS (mapas de posicionamento global), tocam músicas, tiram fotos, gravam e tocam vídeo, áudio e MP3, fazem conexão com a internet para navegar em sites e enviar e ler e-mails, finalmente lançaram um celular cuja função principal será simplesmente ligar para outro telefone.

Fotos: divulgação
Mais sobre o assunto, na internet
IG > Baixaki > Tecnologia > História: a evolução do celular
http://www.baixaki.com.br/info/2140-Historia-a-evolucao-do-celular.htm
InfoEscola > História do Telefone
http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-telefone/
Mais sobre o assunto, no Portal Terceira Idade
Notícias > Notícias Anteriores
Continua a Campanha “Seja um Cuidador Voluntário”. Você também pode participar!
O Portal está recebendo mais e-mails de grupos e pessoas que querem doar seu tempo para idosos e pessoas sozinhas que não tem mais a capacidade de cuidar de si mesmas

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da
Associação Cultural Cidadão Brasil
em parceria com os Telecentros e a Prefeitura do Município de São Paulo
©Todos os direitos reservados - 2005/2006
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Kuantika Multimídia