Portal no Facebook Portal no Twitter Portal no YouTube Blog do Portal Portal nas Redes Sociais

Confira!

Cidadania e Direitos da 3a Idade... Entrevistas: Mercado de Trabalho, Transportes, Economia... Entrevistas: Saúde e Bem-estar... Reportagens... Confira programação completa... Confira!

Portal Terceira Idade
Notícias do Cidadão Notícias do Cidadão Espaço Livre Espaço Livre Shows e Eventos Shows e Eventos Cursos e Atividades Cursos e Atividades Parcerias Parcerias Direitos 3a.Idade Direitos 3a.Idade

Diálogo Aberto

Enquete "Você acha
que...?"
Enquete
Cadastre-se Cadastre-se
no Portal
3a.Idade!
Busca Procurando
algo no site?
Busca
Pesquisa Links para
Pesquisa
Mural de Trocas Anuncie
seu produto!
Mural
de Trocas
Fale Conosco Dúvidas?
Sugestões?
Críticas?

Fale
Conosco
Dicas de Internet "Download"?
"Browser"?
Dicas
de Internet

Colméias da 3a.Idade
Colméias da 3a.Idade
Escolha o seu assunto e participe de nossas salas de chat temáticas

Notícias do Cidadão
Notícias

Especial Direito do Consumidor - Atendimento
Mercado brasileiro carece de produtos específicos para a terceira idade
O IBGE trata a população com mais de 60 anos como um grupo com alto poder de consumo. No entanto, pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito aponta que 45% têm dificuldades para encontrar produtos adequados
Por: Tony Bernstein
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga
e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152)
Fale com o colunistaFale com o colunista
Fale com o colunista
Você se sente invisível nas lojas?...

Segundo pesquisa, muitas pessoas com idade acima de 60 anos reclamam que se sentem “invisíveis” nas lojas

egundo a consultoria Escopo, especializada em estudos de geomarketing*, 71% dos brasileiros com mais de 60 anos têm independência financeira. Só em 2013, os idosos gastaram em torno de R$ 1 trilhão, 34% do total gasto pela população brasileira.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trata a população com mais de 60 anos como um grupo com alto poder de consumo. No entanto, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, 45% têm dificuldades para encontrar produtos adequados.

Produtos adequados x produtos ‘para velhos’

Se há um grupo chegando aos 60 pronto para aproveitar a nova fase e investir as economias em viagens, estudos e numa vida com qualidade, há quem esteja nessa faixa sem saber direito como recarregar os créditos do cartão do metrô.

“Nos Estados Unidos, boa parte do espaço comercial da TV aberta é dedicado aos produtos para terceira idade, que vão desde planos de saúde até utensílios domésticos. O Brasil ainda está engatinhando nessa área. É preciso olhar para esse grupo com mais atenção. Eles precisam de produtos adequados e não de produtos para velhos”, aponta o professor de comunicação Dado Schneider.

“Os idosos também querem comprar pela internet, saber pesquisar no Google. Se os mais jovens não estão dispostos a mostrar como a tecnologia funciona, o país perde em crescimento. Eu mesmo, com 53 anos, sofri com a reserva de mercado da informática dedicada aos mais jovens que nos impede de acompanhar a evolução digital”, completa Schneider.

O problema está no atendimento

Para Stella Susskind, presidente da Shopper Experience, os sessentões estão procurando se atualizar em tecnologia. Podem até comprar menos pela internet do que os mais jovens, mas procuram pesquisar para barganhar melhor preço ou não serem enganados. Para ela, é no atendimento que reside o problema.

“Todo mundo gosta de um atendimento especial, de atenção em relação ao que foi procurar na loja. No entanto, os empresários brasileiros não estão atentos ao consumo inclusivo. Muitas pessoas dessa faixa etária reclamam que se sentem invisíveis nas lojas. As empresas precisam mudar sua cultura agora para atender a demanda que vai explodir em 10 anos”, afirma Susskind.


*Geomarketing: (do Wikipédia) Geomarketing, ou Marketing Geográfico, é uma técnica de marketing que considera a visualização (mapas) e análise de dados como componente no processo de tomada de decisões no dia a dia das áreas de vendas, trade e marketing das empresas e indústrias.

Fotos/ilustrações: divulgação
Mais sobre o assunto na internet
UOL > Folha de S.Paulo > Mercado > Terceira Idade
Faltam produtos adequados à terceira idade, diz consumidor em pesquisa
Na hora de comprar roupas, consideram que as lojas ainda oferecem opções para os jovens demais ou para os "velhinhos" demais
Mais sobre o assunto no Portal Terceira Idade
Notícias > Especial Direito do Consumidor - Acessibilidade
Oito em cada 10 pessoas com mais de 60 não entendem os rótulos das embalagens nos supermercados
Reportagem do SBT mostra como é difícil ler as informações nutricionais dos produtos. O Portal Terceira Idade participou da entrevista
Notícias > Especial Direito do Consumidor - Cartilha
Cartilha alerta sobre os direitos do consumidor com mais de 60
Golpes e fraudes atingem grande parte desse público. Confira as principais armadilhas do mercado de consumo e fique atento na hora das compras

Outras Notícias

Portal Terceira Idade® é uma realização da Associação Cultural Cidadão Brasil®
2006-2018 - ©Todos os direitos reservados - Fotos: Divulgação
Desenvolvimento, Webdesign e Sistemas: Auika - Web & Graphic Design